Dor nas costas está em segundo lugar no ranking de motivos mais comuns para a visita ao médico, perdendo apenas para a dor de cabeça. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que cerca de 80% da população terá pelo menos um episódio de dor na coluna durante a vida.
De acordo com dados do INSS, a dor nas costas está entre os principais motivos de invalidez no Brasil. Para evitar lesões permanentes, o diagnóstico precoce é fundamental.
E para um diagnóstico completo, os exames de imagem possuem um papel importante. Por meio deles, o médico é capaz de identificar o local exato da dor e indicar o tratamento adequado, sem utilizar cirurgia.
Tomografia Computadorizada
A Tomografia indica traumas, fraturas, tumores, metástases ósseas, artrose e compressão da medula. Esse exame também pode ser solicitado em casos especiais, quando o paciente não pode fazer a Ressonância Magnética por algum motivo.
Ressonância Magnética
A Ressonância Magnética pode identificar os mesmos problemas da Tomografia Computadorizada, porém com uma qualidade superior se tratando de partes moles, como músculos, medula e raízes nervosas.
Lembrando
Qualquer dor e incômodo na coluna deve ser examinado corretamente por um profissional, afinal, é ele quem vai encaminhar os exames específicos quando julgar necessário.
Quer agendar um exame? Entre em contato com a nossa equipe através do WhatsApp clicando aqui.