51 3720 1433 | 51 3720 1366 | 51 99437 4062

O que é Ecografia?

   13/12/2019  |      Unimagem

Olá!

Há alguns dias, com muita alegria, inauguramos a Ecografia em nossa Clínica de Exames de Imagem em Estrela. Esse é mais um capítulo da nossa história, que vem de encontro com o nosso maior objetivo que é proporcionar precisão e cuidado aos pacientes.

Segundo o Dr. João Henrique A. Feldens, “a Ecografia surge na Unimagem a partir da necessidade de auxiliar no atendimento dos pacientes do Hospital Estrela e também da população do Vale do Taquari, buscando sempre valorizar a qualidade e o cuidado com o paciente.”

Seja qual for o tipo de Ecografia, trata-se de um exame simples e muito indicado para o diagnóstico de várias doenças e condições. Mas algumas dúvidas são comuns, por exemplo: como funciona a ecografia?

A ecografia é realizada com um aparelho chamado ecógrafo, uma sonda que emite ondas de ultrassom. Ao passar a sonda pela pele, as ondas colidem com as estruturas internas dos órgãos, formando imagens através do eco, que são traduzidas por um computador. Bem interessante, não é mesmo?

O que é Ecografia?

Tipos de Ecografia:

Ecografia abdominal: permite visualizar vesícula e vias biliares, fígado, pâncreas e baço;

Ecografia do aparelho urinário: avalia bexiga, ureteres e os rins;

Ecografia pélvica: muito usada por ginecologistas, avalia útero, ovário e trompas.

Ecografia transvaginal ou endovaginal: também indicado por ginecologistas, avalia as mesmas estruturas do exame pélvico, mas por dentro do canal vaginal;

Ecografia mamária: pode ser solicitada como um complemento à mamografia, para uma análise mais completa das mamas;

Ecografia da próstata: verifica o tamanho da próstata e ajuda a encontrar nódulos e tumores;

Ecografia de testículos e bolsa escrotal: muito utilizada por urologistas, ajuda no diagnóstico da infertilidade e de doenças como a varicocele e o câncer de testículo;

Ecografia das articulações: indicada por ortopedistas, permite encontrar lesões em áreas como ombro, cotovelo, joelho, tornozelo e quadril;

Ecografia da tireoide: solicitada para diagnósticos de nódulos e disfunções hormonais ligadas à tireoide.

Ecografia com doppler: avalia a circulação dos vasos sanguíneos e o fluxo de sangue em um determinado órgão ou região do corpo.

Como se preparar para o exame?

Cada tipo de Ecografia é diferente, mas em geral, os exames abdominais e pélvicos demandam que o paciente mantenha a bexiga cheia, o que ajuda a visualizar melhor os órgãos e estruturas nesta região. Na Ecografia Abdominal, o jejum pode ser solicitado e em algumas situações também pode ser indicado fazer uso de medicamento para eliminar os gases no intestino. Além disso, alguns tipos de exame têm suas restrições, como a Ecografia Endovaginal, por exemplo, que não pode ser realizada por mulheres virgens.

Ao agendar seu exame, lembre-se de perguntar sobre o preparo necessário. Quer conversar com a nossa equipe? Você pode nos chamar no WhatsApp clicando aqui.

E fica o convite para visitar nossa Clínica em Estrela, pois além da Ecografia surgiram outras melhorias por aqui. Até!

O que é Ecografia?

Categoria: Ecografia

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *