51 3720 1433 | 51 3720 1366 | 51 99437 4062

Osteoporose: vamos falar sobre esse assunto?

   27/11/2018  |      Unimagem

A Osteoporose é uma doença crônica, que se caracteriza pela perda acentuada de massa óssea, que faz com que os ossos fiquem porosos e percam a resistência, aumentando o risco de fraturas.

Mas Osteoporose tem cura?

Infelizmente, a resposta é negativa.

A perda de massa óssea ocorrida com a doença faz parte do processo degenerativo do organismo, não possuindo cura. Entretanto, existem alguns tratamentos paliativos que auxiliam nas dores, assim como ações de prevenção para evitar o agravamento do quadro.

A perda de massa óssea é silenciosa. Os sinais perceptíveis de que esse processo ocorreu estão ligados a fortes dores nas costas e à redução da estatura.

Como é feito o diagnóstico?

O Diagnóstico da doença é realizado por meio do exame de Densitometria Óssea. Quando há uma diminuição considerável na quantidade de Cálcio do osso, chama-se Osteopenia, uma situação que pode ser corrigida. Entretanto, se permanecer por longo período, pode evoluir para a Osteoporose.

Quais os fatores de risco?

São vários os fatores que podem desencadear a doença.

  • Alguém da sua família já apresentou a doença? Atente-se, esse é um dos principais fatores de risco da Osteoporose.
  • A idade é também um fator de risco da Osteoporose, visto que ocorre uma diminuição da massa óssea à medida que se envelhece.
  • A falta de exercícios físicos significa ausência de estímulo muscular sobre o esqueleto, assim, há a possibilidade de aceleramento da perda de massa óssea, o que configura um corpo propício à doença.
  • O álcool também é prejudicial aos ossos. Ele os enfraquece através do “roubo” de cálcio, magnésio e outros minerais do nosso organismo.
  • Apesar de não haver uma explicação exata de como é feita a correlação entre o tabagismo e a Osteoporose, os especialistas afirmam que fumar é um dos piores fatores de risco para o desenvolvimento e agravamento da doença.
  • A baixa exposição ao sol e a falta de cálcio no organismo também podem ser fatores de risco para a Osteoporose.
  • A ingestão de medicamentos à base de cortisona durante um longo período de tempo acaba interferindo nos níveis hormonais, deixando os ossos propensos à perda óssea.

Qual o tratamento?

Medicamentos prescritos, suplementos de Cálcio, Vitamina D e uma dieta rica em Cálcio, são formas de tratar a Osteoporose.

 

Quer saber um pouco mais sobre as formas de prevenção? Deixe seu comentário.

Categoria: Saúde

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *